Esteio

História de Esteio - RS

Esteio
Rio Grande do Sul - RS

Não se sabe ao certo a data de início do povoamento da sede de Esteio. A única informação mais segura é que era uma fazenda denominada Areião, que mais tarde foi loteada. Essa área pertencia ao município de São Leopoldo.

Em 24 de junho de 1940, foi lançada a pedra fundamental da Igreja Matriz, com a criação da Paróquia Imaculado. Coração de Maria, a Padroeira do atual município. O povoado começou a formar-se em 1833, a partir da fazenda do Areião do meio, que mais tarde foi substituído por "Esteio", porque o principal sustentáculo da ponte sobre o arroio Sapucaia era um esteio de madeira de lei. Inicialmente chamava-se "Ponte do Pau Fincado", depois "Ponte do Esteio".

A ponte era utilizada como ponto de referência. As pessoas diziam: "Vou lá na Ponte do Esteio" ou "Fica perto do Esteio". Foi assim que o nome da futura cidade vingou. Outra versão sobre o nome do município é de que o local onde hoje é a refinaria Alberto Pasqualini abrigava um depósito de esteios, na época obrigatória para a colocação de trilhos da ferrovia em construção.

Gentílico: esteiense

Distrito criado com a denominação de Esteio, pela Lei Municipal n.º 174, de 21-03-1950, subordinado ao município de São Leopoldo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Esteio permanece no município de São Leopoldo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Esteio, pela Lei Estadual n.º 2.520, de 15-12-1954, desmembrado de São Leopoldo. Sede no atual distrito Esteio (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 28-02-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.