Estação

História de Estação - RS

Estação
Rio Grande do Sul - RS

O novo município teve como um dos primeiros moradores o Sr. José Manduca, possivelmente, no início deste século.

Como marco do início do desenvolvimento desta localidade está a construção da estrada de ferro, pela qual aportaram os primeiros imigrantes colonizadores. Embora date de anos anteriores, a estrada de ferro só foi inaugurada em 3 de maio de 1910 e a localidade recebeu o nome de Estação Erechim em função da estação ferroviária ali construída.

Esta denominação perdurou até 1935, quando recebeu a denominação de Estação Getúlio Vargas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Estação, pela Lei Estadual n.º 8.572, de 21-04-1988, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.028, de 08-02-1990, desmembrado de Getúlio Vargas. Sede em parte da zona urbana do distrito de Getúlio Vargas (ex-povoado de Estação Getúlio Vargas). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.