Esperança Do Sul

História de Esperança Do Sul - RS

Esperança do Sul
Rio Grande do Sul — RS

Nome dado pelos primeiros moradores, como sendo lugar de seu futuro.

Em 06 de janeiro de 1925, passou pelo local, rumo à Vila de Alto Uruguai, o Estado Maior da Coluna Prestes, sob o comando do próprio Capitão do Exército Nacional Luiz Carlos Prestes. Entre os colonos correu a notícia de um possível encontro, entre os revolucionários e as forças governamentais.
A "esperança" era, de que isso não acontecesse. De fato, não aconteceu, pois a vanguarda e a retaguarda da Coluna Prestes tinha permanecido em Três Passos, e posteriormente seguiu para o Pari, sem usar esta estrada. Desta "esperança" surge o nome do município. No início chamava-se "Vila Esperança" e por ser no Sul, na emancipação passou a "Esperança do Sul".

Distrito criado com a denominação de Esperança, pela Lei Municipal n.º 461, de 25-11-1953, subordinado ao município de Três Passos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Esperança, figura no município de Três Passos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Esperança do Sul, pela Lei Estadual n.º 10.638, de 28-12-1995, desmembrado de Três Passos. Sede no atual distrito de Esperança do Sul (ex-Esperança). Constituído de 3 distritos: Esperança do Sul, Lara e Linha Ismael, todos desmembrados de Três Passos. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 3 distritos: Esperança do Sul, Lara e Linha Ismael.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Lara e Linha Ismael, pois os mesmos foram criados e não instalados.

Pela Lei Municipal 153, de 11-04-2000, foram criados os distritos de Açoita Cavalo, Bom Jardim, Lara e Ismael e anexados ao município de Esperança do Sul.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 5 distritos: Esperança dos Sul, Açoita Cavalo, Bom Jardim, Lara e Ismael
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Esperança para Esperança do Sul, alterado pela Lei Estadual n.º 10.638, de 28-12-1995.