Entre Ijuís

Rio Grande do Sul

História de Entre Ijuís - RS

Entre-Ijuís Rio Grande do Sul - RS

Durante a expansão das Reduções Jesuíticas, dirigiram-se índios e padres para esta região em busca de locais adequados para a fundação de novas reduções.

Em 1697, fundam a sexta Redução Missioneira São João Batista que surge do desmembramento populacional da Redução de São Miguel, em São João, hoje município de Entre-Ijuís.

Em 1706 o Padre Diogo de Hase com 737 famílias fundou a redução de Santo Ângelo Custódio entre os rios Ijuizinho e Ijuí Guaçu (Ijuí Grande) próximo onde hoje é a cidade de Entre Ijuis, onde permaneceram por um ano, retirando-se, devido o receio que tinham de enchentes, desse local no ano de 707 e fixando uma cidade na margem oriental do rio Ijuí Guaçu, onde hoje fica a cidade de Santo Ângelo.
Com a extinção das Reduções, já sem jesuítas e índios desgarrados, surgem os Tropeiros e Carreteiros para utilizarem e batizarem o Passo do Ijuí. Era o lugar preferidopara fazer o meio-dia ou pernoite e depois seguir para Santo Ângelo, onde faziam o comércio.

Em 22 de março de 1873, Santo Ângelo se desmembra de Cruz Alta e o Passo do Ijuí começava a ter as primeiras moradas.

Em 1918 a construção de uma modesta ponte vem dar condições de passagem de um lado ao outro do rio.

Em 1923, dois fatos novos agitaram o pacato Passo. O primeiro foi a fundação do primeiro comércio organizada pelo Sr. Ernesto Cardoso de Aguiar, aumentando assim o movimento de pessoas na sede. O segundo foi o Estouro da Revolução entre Maragatos e Chimangos. O Passo do Ijuí era o ponto estratégico, e ali houve um grande combate onde foram vencedoras as forças do governo.

Em 1952, inaugurou-se a ponte de concreto, a partir de então, o progresso, vindo de todos os quadrantes e de todas as formas, chegaria a Entre-Ijuís, em uma evolução normal atingindo condições e fachadas de cidade.

Em 20 de dezembro de 1987, Entre-Ijuís realizou seu plebiscito obtendo a maioria dos votos favoráveis a emancipação.

O município de Entre-Ijuís foi criado pela lei estadual nº 8558, de 13 de abril de 1988 modificada pelas Leis 8653de 09/06/1988 e 8995 de 11/01/1990.

Entre-Ijuis é hoje uma realidade, e reúne todas as condições para continuar a escrever e participar da história riograndense.

Gentílico: entre-ijuiense

Distrito criado com a denominação de Entre Ijuís (ex-povoado), pela lei municipal nº 3, de 26-08-1948, no município de Santo Angelo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Entre Ijuís permanece no município de Santo Angelo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Entre Ijuís, pela lei estadual nº 8558, de 13-04-1988, alterado em seus limites pela lei estadual nº 8995, de 11­01-1990, desmembrado de Santo Angelo. Sede no antigo distrito de Entre Ijuís. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007, tem seus limites com os municípios de Catuípe, Corenel Barros, Engênio de Castro, Santo Ângelo, São Miguel das Missões e Vitória das Missões.