Doutor Maurício Cardoso

História de Doutor Maurício Cardoso - RS

Doutor Maurício Cardoso
Rio Grande do Sul - RS

O município de Doutor Maurício Cardoso teve sua essência ainda na década de 1920, quando chegaram os primeiros colonizadores na localidade de Pranchada e mais tarde, em meados de 1947, chegaram até a Vila onde hoje é a sede do município. A colonização teve rápida expansão, em virtude das terras serem férteis e apropriadas para produção de alimentos, tanto para o consumo próprio como para o mercado consumidor, que absorvia o excedente apesar das dificuldades de transporte da época.

A Esquina Maurício Cardoso, que pertencia inicialmene a Santa Rosa, e por último a Horizontina, cresceu e se tornou uma comunidade economicamente forte e bem estruturada.

Despertou as lideranças para a emancipação a partir de 1986, o que viera a ser confirmado em 20 de setembro de 1987.

O município se caracteriza como de clima subtropical, com acesso rodoviário na RS 305 e a 515 Km de distância da Capital. Seus principais pontos turísticos são: Capelinha Santa Luzia; Marco da Colonização Polonesa; Balneário Ilhas do Chafariz e o Balneário Londero. A Capelinha Santa Luzia foi construída em 1938, em Vila Pitanga, como pagamento de uma promessa da família Pandolfo. Distante 3 Km da sede.

Os imigrantes poloneses construíram uma cruz após sua chegada em agradecimento a boa viagem que realizaram. a cruz foi benta em 1940. Sendo este local ponto oficial para rezar e agradecer a boa viagem e a nova terra conquistada.

Localizado nas águas do Rio Uruguai, o Balneário Ilhas do Chafariz, são duas ilhotas argentinas, local propício para banho. O Balneário Londero é uma área de lazer, propícia para banho. Distante 14 Km da sede.