Cruzaltense

História de Cruzaltense - RS

Cruzaltense
Rio Grande do Sul - RS

O Municipio de Cruzaltense fez parte do teritório da Fazenda Quatro Irmãos, que o governo brasileiro concedeu à Empresa Inglesa de Colonização (Jewish Colonization Association-ICA), pertencente a um grupo de judeus residentes em Londres, com o direito da exploração da madeira de pinho (araucária) muito abundante na região.

Até 1944, o então município de Cruzaltense era uma área coberta por floresta de pinheiro (araucária angustifolia), madeira nobre muito abundante na região, a qual sua exploração tornou-se a principal fonte de renda do local.

Ali surgiu a primeira serraria, que tinha como dono Oppen Petry e como gerente Ulrich Hermann Hoscheler, que vieram de Cruz Alta (aqui se originou o nome Cruzaltense).

Anos depois, Hoscheler, pessoa de bem e muito culta, se tornou dono da serraria, adquiriu oito alqueires de terra e fez loteamento que denominou Vera Cruz, e dele destinou, por doação, lotes para construução da igreja, cemitério, escola estadual, praça e o campo de futebol.

Com a imigração, novos moradores surgiram, o comércio passou a fazer parte do cenário e Vera Cruz começou a se desenvolver economicamente.

Gentílico: cruzaltino

Em 27 de junho de 1979, Vera Cruz se torna distrito de Campinas do Sul e alguns anos depois por volta de 1988, passa a se chamado de Cruzaltense.

Em 12 de maio de 1988 foi criado o municípo de Cruzaltense.

Em 06 de junho de 1988, uma comissão inconformada pela emancipação entrou com um mandato de segurança e conseguiu derrubar o decreto quer criava o município. Por volta do ano de 1992, uma nova comissão iniciou um movimento emancipacionista, mas não otveve sucesso.

Valendo-se das condições legais, da vontade da comunidade e da ação decisiva das lideranças locais, em 1996 novas comissões retornaram a caminhada em busca da emancipação, e conseguiram um novo plebiscito.

Por fim, conforme Lei nº 10.745 de 16 de abril de 1996, é criado o então município de Cruzaltense.