Coronel Barros

História de Coronel Barros - RS

Coronel Barros
Rio Grande do Sul - RS

A colonização de Coronel Barros deu-se a partir do ano de 1915, quando inúmeras famílias vindas das Colônias Velhas de Venâncio Aires, Estrela, Lageado e Montenegro, além de imigrantes e filhos de imigrantes, todos predominantemente alemães, aqui se instalaram atraídos pela fertilidade do solo (terra vermelha).

O nome é uma homenagem a Prudente de Morais Barros, estadista brasileiro que aderiu ao movimento republicano.

Gentílico: coronel-barrense

O povoado de Coronel Barros foi elevado à categoria de Distrito, criado com a denominação de Coronel Barros, por Lei Municipal nº 374, de 05-01-1956, subordinado ao Município de Ijuí.

Elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 9.575, de 20-03-1992, desmembrado de Ijuí. Sede no antigo Distrito de Coronel Barros.