Condor

História de Condor - RS

Condor Rio Grande do Sul - RS

A colonização do atual Condor foi iniciada por um grupo de colonos imigrados da Alemanha, por volta de 1910. Foi uma colonização sem planejamento.

Mais tarde, foi feito um loteamento. Tal medida resultou em aumento da população e, por volta de 1935, recebeu o nome de Vila Sete de Setembro.

Dez anos após, foi denominada de vila Liberdade. Este nome foi substituído por Condor.

Retrocedendo na história político administrativa de Condor, lembramos que, inicialmente, pertencera ao Município de Rio Pardo, criado em 1809. Vinte e quatro anos depois, em 11 de março de 1833, surgia Cruz Alta, cujo quinto distrito foi Palmeira, ao qual Condor pertencia. Quinze anos mais tarde, passou a ser o nono distrito. Palmeira emancipou-se em 1874 e, em 06 de agosto de 1918, a vila Sete de Setembro, hoje cidade, tornou-se sede do quarto distrito de Palmeira. Em 1935, essa denominação mudou para Vila Liberdade. Em 1945, o nome passou de Vila Liberdade para Vila Condor, por determinação do IBGE, porque, em Minas Gerais, já existia um Município denominado Liberdade. Aliás, segundo uma lenda, o nome de Condor teria sua origem no ¨furacão¨de 1931, que arrasou tudo por onde passou numa faixa de aproximadamente duzentos metros de largura. Um Condor grande e majestoso (ave de rapina) que tem seu ¨habitat¨na Cordilheira dos Andes, próximo ao Oceâno Pacífico, e que pertence à família das águias, teria sido arrastado, na época, pela fúria dos ventos e trazido até essa localidade. Em função da presença desse enorme pássaro naquele episódio inesquecível teria ficado o nome ¨Condor¨, mais tarde adotado para denominar o atual município. Condor simboliza liberdade.

Gentílico: condorense

Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Ramada, por ato municipal n.º 9, de 03-11-­1896, subordinado ao município de Palmeira.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Sete de Setembro figura no município de Palmeira.

Pelo decreto estadual n.º 7199, de 31-03-1938, o distrito de Sete de Setembro passou a denominar-se Liberdade.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Liberdade permanece no município de Palmeira.

Pelo decreto-lei estadual n.º 720, de 29-11-1944, o distrito de Liberdade passou a denominar-se Condor e o município de Palmeira a denominar-se Palmeira das Missões.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Palmeira das Missões.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município já denominado Condor figura no município de Palmeira das Missões.

Pela lei estadual n.º 2524, de 15-12-1954, transfere o distrito de Condor do município de Palmeira das Missões para o novo município de Panambi.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Condor figura no município de Panambi.

Elevado à categoria de município com a denominação de Condor, pela lei estadual n.º 5094, de 17-11-1965, desmembrado de Panambi. Sede no antigo distrito de Condor. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-05-1966.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
Ramada para Sete de Setembro alterado, em 1933.

Sete de Setembro para Liberdade alterado, pelo decreto estadual n.º 7199, de 31-03-1938.

Liberdade para Condor alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 720, de 29-11-1944.

Transferência Distrital:
Pela lei estadual n.º 2524, de 15-12-1954, transfere o distrito de Condor do município de Palmeira das Missões para o de Panambi.