Colinas

História de Colinas - RS

HISTÓRIA

A denominação de "Corvo" a cachoeira, porto e morro foi dada pelos primeiros marinheiros, identificando acidentes geográficos no percurso da navegação, como forma de relatar fatos e assinalar distâncias.

A origem do nome não se encontra em relatórios oficiais. Pode ter sido o paradeiro de aves da família dos Corvídeos, como também a indicação de paisagem semelhante ou de algum marinheiro originário da pequena ilha, morro, porto e cidade açoriana de Corvo.

Há uma tradição de que os bandeirantes paulistas tinham escolhido Corvo como ponto de concentração de suas forças e estratégias para o apresamento dos índios, erguendo paliçadas na área inundável como meio de defesa.

Ao Sul encontram-se as terras da Fazenda Beija-Flor, requeridas por Álvares Cabral da Silveira da Cunha Godolfim, segundo Lothar Hessel. Ao norte, onde se encontra o território de Roca Sales, se localizava o latifúndio de José Francisco dos Santos Pinto. A área intermediária eram terras devolutas.

Madeira de lei era a principal fonte de renda. Peões, escravos e seus administradores formavam os primeiros povoadores, bem como os foragidos da lei, soldados desertores ou perseguidos políticos durante o decênio da Revolução Farroupilha.

O livro de registros de 1890, consigna a existência de vários moradores de origem luso-brasileira no 14º quarteirão eleitoral, residentes na área, tais como os irmãos Polinário Justiniano de Castro, nascido em 1857, falecido em 1929, e João Avelino de Castro, nascido em 1859, falecido em 1923, filhos do português Teresino J. de Castro; Antônio Maria da Costa, nascido em 1840, filho de João Maria da Costa; Francisco Elói de Souza, nascido em 1834, filho de Elói Antônio Pereira, e seus filhos José de Manoel; José Luís dos Santos, nascido em 1847, filho de Joaquim L. dos Santos, Miguel Arcanjo de Souza; Félix Antônio de Oliveira; Paulo Silveira de Assis; Ricardo Rodrigues da Silva; Silvino João da Silveira.

De etnia alemã, o morador mais antigo de Corvo foi Antônio Brentano, filho de João Brentano, nascido em 1837 e falecido em 02 de abril de 1922. Como toda a colonização do Vale, o processo de ocupação pelo pequeno proprietário teve início em Corvo e todo o Vale do Arroio da Seca em sentido Oeste, pela margem esquerda do Rio Taquari, na década de 1860, em prosseguimento da colonização de áreas mais abaixo. Em sentido quase inverso, mais pelo Sul, na década seguinte, outra corrente imigratória vinha em prosseguimento da colonização de Teutônia, composta normalmente por westfalianos.

A área alagadiça junto ao Rio Taquari obrigou a localização do núcleo urbano mais distante, em espaço elevado, onde os pioneiros queriam construir uma capela, no final do século passado. Antônio Brentano destinou uma área para a escola, cemitério e igreja, inaugurada em 1906.

A colônia e povoado foram crescendo e, em 26/06/1913, pelo ato nº 254, foi criado o 4º distrito, com sede em Corvo, cedendo parte do seu território, em 17/06/ 1955, para formar o distrito de Arroio da Seca.

Ao perceberem que novos municípios na região obtinham mais vantagens com a emancipação, os corvenses optaram pela mobilização para separar-se de Estrela e constituir um novo município.

Colinas emancipou-se no dia 20 de março de 1992. A comissão emancipacionista não gostou do nome da localidade e estabeleceu o novo nome de "Colinas". A origem do nome deu-se em referência às montanhas e colinas que cercam o município.

CARACTERÍSTICAS

Gentílico: Colinense
População: 2.404 habitantes
Área: 58 km²

Localizado a 100 Km de Porto Alegre, limita-se ao norte com Roca Sales, ao Sul com Estrela, a Leste com Imigrante e Westfália e a Oeste com Arroio do Meio.

O município possui disponibilidade de rodovias de acesso pela RS 129 com destino a Estrela com confluência com a BR 386, tendo acesso a todo Estado, ligado também a Roca Sales e pela RST 25 com destino a Imigrante. Existe uma Estação Férrea e o túnel que atravessa a cidade e sobre o qual está localizado o Centro Administrativo.

- Economia

As atividades econômicas mais difundidas são a criação de gado leiteiro, suínos, frangos de corte, aves poedeiras e ressaltando-se também o cultivo do milho e soja.

- Cultura

A cultura germânica está presente, com seus traços arquitetônicos, gastronomia e eventos típicos. A arquitetura em estilo enxaimel ainda é preservada nos diversos casarões do interior e nas construções modernas da cidade. Anualmente, celebrando a chegada da primavera, ocorre no município o Blumentanzfest (Baile das Flores), festa tipicamente germânica e que reúne anualmente mais de 20 grupos de dança típica das mais diversas regiões do Estado, trazendo ao município grande número de visitantes inclusive de outros países latino-americanos. Existem no município vários corais e grupos de danças folclóricas.

Entre os principais atrativos turísticos estão o Rio Taquari, a ferrovia e seus túneis e viadutos, o Morro do Roncador, o Zuckerhut, entre outros. O município recebeu o título de "Cidade Jardim", devido aos jardins das residências e canteiros.