Chapada

História de Chapada - RS

Chapada
Rio Grande do Sul - RS

Em 1916, chegaram os primeiros imigrantes à Colônia de Tesouras, provenientes de Montenegro. A sede se estabeleceu em 1918 e permaneceu como povoado durante quarenta anos.

Não se tem provas concretas sobre a origem do nome Chapada. Várias hipóteses são levantadas sobre sua origem, entre elas por estar localizada numa elevação com o topo plano e havendo declividade para todos os lados. Pesquisas descobriram a possível e mais concreta origem para o nome de Chapada. Conta-se através de uma escritura Pública Lavrada em novembro de 1920, que na região de campo de São Miguel, num ponto elevado, uma verdadeira chapada donde se avista amplo panorama, estava a sede de uma fazenda Chapada, pertencente aos Uruguaios, dos quais foram aderidas as terras para a colonização de Chapada.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Chapada, pela Lei Estadual n.º 3.712, de 12-02-1959, desmembrado de Palmeira das Missões e Sarandi. Sede no atual distrito de Chapada (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Chapada e Cairé, ambos desmembrados do município de Palmeira das Missões. Instalado em 03-06-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Chapada e Cairé.

Pela Lei Municipal n.º 39, de 18-08-1962, é criado o distrito de Boi Preto com áreas do extinto distrito de Cairé e anexado ao município de Chapada.
Pela Lei Municipal n.º 53-A, de 31-12-1962, é criado o distrito de Tesoura e anexado ao município de Chapada.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Chapada, Boi Preto e Tesoura.

Pela Lei Municipal n.º 77, de 11-07-1964, é criado o distrito de São Miguel e anexado ao município de Chapada.

Pela Lei Municipal n.º 174, de 29-11-1969, é criado o distrito de Santana e anexado ao município de Chapada.

Pela Lei Municipal n.º 175, de 29-11-1969, é criado o distrito de Vila Rica e anexado ao município de Chapada.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 6 distritos: Chapada, Boi Preto, Santana, São Miguel, Tesoura e Vila Rica.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.