Centenário

História de Centenário - RS

1Centenário Rio Grande do Sul - RS

O início da colonização entre 1900 e 1902, às margens do rio peixe expandia o município de Centenário que foi composto por descendentes de imigrantes europeus, sobretudo por poloneses. A fonte econômica baseia-se na agricultura, na produção de soja, milho, trigo, erva­mate, feijão e fumo, na suinocultura e na criação de gado.

Este vilarejo tornou-se passagem de cavaleiros e carroceiros, devido ao forte comércio regional, que na época. Tinha como principal ponto, a localidade de Linha Valeriano, onde hoje é o município de Centenário.

A vegetação local era formada por uma densa mata, em sua maioria de araucárias que serviram de matéria-prima para a construção de suas casas. O pinhão testado como nova alimentação para cães, posteriormente garantiu a susbsistência deste povoado.

Entre os anos de 1902 e 1938 houve um notável desenvolvimento econômico. Vivendo em comunidades de poucos recursos, a educação dos filhos dos habitantes locais era conduzida nas próprias casas, sendo que as aulas eram ministradas na língua de origem deles, o polonês.

Em 1915, chegaram mais colonos imigrantes, constituíram uma comunidade, a qual denominaram "São Paulo", demonstrando sua religiosidade posteriormente a localidade de São Paulo passou a chamar-se Vila Centenário, advindo daí o nome do município. O povo de Centenário, agora emancipado, almeja com a nova conquista o incremento de sua produção agrícola através do crescente desenvolvimento desta região.

Centenário na época da colonização havia uma densa mata de árvores centenárias principalmente a araucária, por esse motivo o nome de Centenário.

Centenário é um município estritamente agrícola, onde que 95% da renda provem de agricultura e outros 5% das pequenas empresas e do comércio.

No calendário de eventos do município constam eventos importantes como:
Semana do município, Festa do Pierogi (Jantar Polonês), EXPOCEN (Feira da Indústria e Comércio) realizda a cada 2 (dois) anos, Nata Luz e diversas outras programações.

Polulação: Contagem Populacional 2007
Habitantes: 3.026
Urbana: 863
Rural: 2.163

Gentílico: centenariense

Distrito criado com a denominação de Centenário, pela lei municipal nº 24, de 17-08­1955, subordinado ao município de Gaurama.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Centenário, figura no município de Gaurama.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela lei estadual nº 8419, de 24-11-1987, alterada em seus limites pela lei estadual nº 8980, de 09-01-1990, o distrito de Centenário deixa de pertencer ao município de Gaurama para ser anexado ao novo município de Áurea.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Centenário, figura no município de Áurea.

Elevado à categoria de município com a denominação de Centenário, pela lei estadual nº9618, de 20-03-1992, desmembrado de Áurea. Sede no antigo distrito de Centenário. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 8419, de 24-11-1987, alterada em seus limites pela lei estadual nº 8980, de 09-01-1990, transfere o distrito de Centenário do município de Gaurama para o novo municípiode Áurea.