Caraá

Rio Grande do Sul

História de Caraá - RS

Caraá Rio Grande do Sul - RS

Caraá teve como primeiros habitantes os índios, conforme vestígios encontrados pelos arqueólogos em algumas cavernas, grutas e sítios arqueológicos.

Bem mais tarde, chegaram os lusos-açorianos, iniciando um povoamento esparso, principalmente nas trilhas de tropeiros que desciam a serra em busca de terras baixas do litoral para se dirigirem a São Paulo.

Entretanto, sua colonização realmente começou com a chegada dos imigrantes e com incentivos do governo federal promovendo a Vila Nova, em 1888, que trouxe mais progresso para o município, através de muitos imigrantes, principalmente italianos que aqui se estabeleceram. Para cá se dirigiram talvez por encontrarem semelhança geográfica e climática com sua terra natal, possibilitando uma vida mais rica e saudável, conseguido com muito trabalho e persistência. Outras etnias formadoras do Caraá foram austríacos, alemães e poloneses que deixaram uma grande descendência,
Gentílico: caraáense

Distrito criado com a denominação de Rio dos Sinos, pelo ato municipal nº 29, de 15-03-1910, subordinado no município de Santo Antônio da Patrulha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito permanece no município de Santo Antônio da Patrulha.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito figura no município de Santo Antônio.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o distrito de Rio dos Sinos figura no município de Santo Antônio como zona de Pedra Branca com a denominação de Pedra Branca (ex-Rio dos Sinos).

Pelo decreto-lei federal nº 1307, de 31-05-1939, em substituição ao decreto estadual nº 7643, de 28-12-1938, é criado o distrito de Caraá, criado com terras do antigo território de Rio dos Sinos e anexado ao município de Santo Antônio. .

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Caraá, figura no município de Santo Antônio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 709, de 26-09-1977, o município de Santo Antônio passou a denominar-se Santo Antônio da Patrulha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caraá, pela lei estadual nº 10641, de 28-12-1995, desmembrado de Santo Antônio da Patrulha ex-Santo Antônio. Sede no antigo distrito de Caraá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datado de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.