Ituaçu

Bahia

História de Ituaçu - BA

Ituaçu - Bahia

Até os fins do século XVII, habitavam nas margens do rio das Contas os índios maracaiares e os tapajós, cujas aldeias se localizavam no lugar posteriormente denominado Brejo Grande, sito onde se encontra o cidade de Ituaçu.

Em 1720, exploradores portugueses e brasileiros tomavam como rota de exploração o curso dos rios principalmente o rio das contas.

Sob o comando do explorardor André da Rocha Pinto, após dominarem os silvícolas tapajós e maracaiares, estabeleceram-se na região e chamaram-na Brejo Grande.

Em 1732, Sebastião da Rocha Pinto, filho de André da Rocha Pinto, mandou edificar as primeiras casas que iniciaram o povoado.

A partir de 1780, foi intensificado o povoamento do Brejo Grande. Surgiram então as fazendas Ribeirão, Riachão, Palmeiras, Angico, Bicudo e outras, todas adquiridas por compra de terrenos que pertenciam ao Conde da Ponte.

Em face da lei de 15 de novembro de 1827, o município começa a obter capacidade para a vida política e administrativa.

Criou-se o distrito pela Lei Provincial nº 882, de 10 de Abril de 1862, e o município, com a denominação Brejo Grande ou Vila Agrícola de Nossa Senhora do Alívio do Brejo Grande, pela Lei nº 988, de 9 de outubro de 1867, tendo-se desanexado o seu território do município de Santa Isabel de Paraguaçu, atualmente Mucugê.

No ano seguinte teve sua sede elevada à categoria de cidade, com a denominação de Ituaçu, pela Lei Estadual nº 216, de 26 de agosto de 1897. Foi seu primeiro vigário o religioso Francisco José Carlos de Figueiredo.