Canela

História de Canela - RS

Canela
Rio Grande do Sul - RS

O primeiro morador do território foi Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve em 1821 da Coroa o título de "Senhor do Campestre do Canella".

O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado. Construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo esta concluída em 1925, ligando Canela a Taquara. Em 1913, foi criada a "Companhia Florestal Riograndense", esta Companhia comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para exploração desses pinheiros foram instaladas cinco serrarias. Foi contratado por esta Companhia o Sr. Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalações de serrarias, e por conta da Companhia Florestal, este mandou construir diversas estradas, desde a localidade do Caracol até o Banhado Grande, Esteinho, Ferradura, Tubiana, etc.

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros.

Distrito criado com a denominação de Canela, pelo Ato Municipal n.º 309, de 02-03-1926, subordinado ao município de Taquara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Canela, figura no município de Taquara.

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Elevado à categoria de município com a denominação de Canela, pelo Decreto-lei Estadual n.º 717, de 28-12-1944, desmembrado do município de Taquara. Sede no antigo distrito de Canela. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1945.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.