Candiota

História de Candiota - RS

Candiota Rio Grande do Sul - RS

O Tenente Emílio Luiz Mallet foi o pineiro na produção de carvão no município de Candiota, no ano de 1828 quando percorria a região com seus soldados. Naquela epóca não poderia imaginar que, ao longo dos anos, a localidade se transformaria no município cuja principal característica econômica é a geração de energia elétrica e a maior ambição atualmente é tornar-se a grande potência energética do Brasil.

Candiota, cujo nome se deve a uma família que era dona das terras desapropriadas com vistas á construção da Usina Termoelétrica Presidente Médici - que teve como primeiros moradores os trabalhadores das obras da Usina Candiota I.

Em 1963, havia o desejo da emancipação, fracassada em função do golpe militar de1964. É um local tranqûilo, com um povo trabalhador e que agora, emancipado, vai em busca da realização de seu sonho: impulsionar, cada vez mais, o desenvolvimento sócio­econômico da região, trazendo melhorias para cidade e para o Estado do Rio Grande do Sul. O nome de Candiota deve-ser aos imigrantes de Câdia-Grécia, eram chamados de candiotos, ao se fixarem na região originaram o nome do município.

Gentílico: candiotense

Distrito criado com a denominação de Candiota, pela lei municipal nº 844, de 15-08­1978, subordinado ao município de Pinheiro Machado.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito permanece no município de Pinheiro Machado.

Elevado à categoria de município com a denominação de Candiota, pela lei estadual nº 9574, de 20-03-1992, desmembrado de Bagé e Pinheiro Machado. Sede no antigo distrito de Candiota. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Pela lei municipal nº 144, de 30-06-1994, são criados os distritos de Industrial, Passo Real de Candiota, Baú e Seival e anexados ao município de Candiota.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Candiota, Baú, Passo Real de Candiota e Seival.

Pela lei ..., de ... é criado o distrito de Jaguarão Grande e anexado ao município de Candiota.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: Candiota, Baú, Passo Real de Candiota, Jaguarão Grande e Seival.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.