Campo Bom

História de Campo Bom - RS

Campo Bom Rio Grande do Sul - RS

O município de Campo Bom no início de sua história era colônia de São Leopoldo, habitada por índios popularmente chamados de bugres. A ocupação por imigrantes europeus deu-se a partir de 1814.

Em 1838, transformou-se em vila. A origem do nome deve-se às ótimas pastagens daquela região. Esse novo município mantém sua área, não tendo contribuído para a formação de nenhum município mais recente. Posteriormente, entre dezembro de 1825 e janeiro de 1826, utilizando o Rio dos Sinos, desembarcaram no Porto Blos algumas famílias de origem alemã.

As terras campobonsenses, antes da instalação da colônia Alemã de São Leopoldo, em 1824, serviram como ponto de passagem das tropeadas de gado, que desciam dos Campos de São Francisco e Vacaria, em direção à capital da província. Os tropeiros acabaram denominando a área de Campo Bom. O nome adveio das boas pastagens e abundância de água, que possibilitaram aos tropeiros acamparem.

No ano de 1926, Campo Bom passa a categoria de Vila, e no ano seguinte é considerada 2º Distrito de São Leopoldo. Em 31 de janeiro de 1959, Campo Bom emancipou-se de São Leopoldo. Seu nome originou-se dos tropeiros que conduziam o gado da Serra Geral para São Leopoldo e Porto Alegre e descansavam sob a sombra das árvores enquanto o gado pastava, acabaram denominando a área como um campo bom.

Foi o primeiro município a exportar calçado, sua principal economia. A cidade ainda mantém suas origens rurais: é a maior produtora de Mudas de Hortaliças do Estado do Rio Grande do Sul. Campo Bom é uma cidade conhecida também pela sua ciclovia, a pioneira da América Latina.

Gentílico: campo-bonense

Distrito criado com a denominação de Campo Bom, por ato municipal nº 102, de 31­12-1928, subordinado ao município de São Leopoldo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de São Leopoldo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campo Bom, pela lei estadual nº 3707, de 31-01-1959, desmembrado de São Leopoldo. Sede no antigo distrito de Campo Bom. Constituído do distrito dede. Instalado em 06-06-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.