Campina Das Missões

História de Campina Das Missões - RS

Campina das Missões
Rio Grande do Sul - RS

O nome Campina das Missões têm dois significados, para Missões a designação genérica traz um sentido mais religioso do que político. Por volta de 1902, após as primeiras tentativas de formação de núcleos coloniais, a sociedade União Popular e a Secretaria do Estado dos Negócios e Obras Públicas deliberaram colonizar a área compreendida entre os rios Uruguai e Comandaí. O nome Campina deve-se à estrutura física e topográfica do local, uma verdadeira campina em meio à mata virgem.

Os primeiros imigrantes foram atraídos para a região com as propagandas paradisíaca que o governo brasileiro fez da região. A inexistência de infra-estrutura para a comercialização da produção associada aos preços não compensadores dos produtos da terra, se tornaram os grandes responsáveis pela frustação desta primeira fase da colonização de Campina das Missões, com isso, quando tinham condições, retornavam à sua terra natal.

Forma-se assim uma segunda colonização, principalmente de imigrantes vindos das chamadas "colônias velhas" (São Sebastião do Caí, Montenegro, São Leopoldo, Estrela, Lajeado e Santa Cruz do Sul), na sua maioria povos eslavos.

Distrito criado com a denominação de Campinas, pelo Ato Municipal n.º 1, de 01-01-1920, subordinado ao município de Santo Ângelo.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o distrito de Campinas, figura no município de Santo Ângelo.

Pelo Decreto Estadual n.º 4.823, de 01-07-1931, o distrito de Campinas foi transferido do município de Santo Ângelo para o de Santa Rosa.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Campinas, figura no município Santa Rosa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campina das Missões, pela Lei Estadual n.º 4.580, de 09-10-1963, desmembrado do município de Santa Rosa. Sede no atual distrito de Campina das Missões (ex-Campinas). Constituído do distrito sede. Instalado em 25-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Campinas para Campina das Missões, alterado pela Lei Estadual n.º 4.580, de 09-10-1963.