Braga

História de Braga - RS

Braga
Rio Grande do Sul - RS

A colonização de Braga teve início no século XIX, mais precisamente entre os anos 1904 e 1905, com a chegada das primeiras famílias de desbravadores.

Pelo ano de 1916, residiu numa choupana o "Negro Velho", que tinha o nome de Manoel Braga, a margem direita do Lajeado Cachoeira, como era conhecido. Desta época em diante passou a chamar-se Lajeado Braga, e daí surgiu o nome da vila que formou ao seu redor. Conforme entrevistas feitas a antigos moradores, Manoel Braga era um senhor muito hospitaleiro e conhecido na região.

Os primeiros moradores de Braga foram Delfino Tavares Freire, Manoel Braga, Joaquim Brisola, Sebastião Tomé, Fernando de Morais Vieira, Ramão Luciano de Souza, Alberto Abrão Levi, Torquato Veríssimo e Carlos Skittemberg.

Distrito criado com a denominação de Braga, pela Lei Municipal n.º 460, de 24-11-1953, com território desmembrado do distrito de Redentora, subordinado ao município de Três Passos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Braga, figura no município de Três Passos.

Pela Lei Estadual n.º 3.706, de 31-01-1959, o distrito de Braga foi transferido do município de Três Passos para o novo município de Campo Novo.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Braga, figura no município de Campo Novo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Braga, pela Lei Estadual n.º 5.154, de 15-12-1965, desmembrado do município de Campo Novo. Sede no antigo distrito de Braga. Constituído de 2 distritos: Braga e Pedro Garcia, ambos desmembrados do município de Campo Novo. Instalado em 08-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Braga e Pedro Garcia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.