Bossoroca

História de Bossoroca - RS

A origem do nome BOSSOROCA: consta que carreteiros, tropeiros, mascates, vendedores e outros que passavam por aqui sesteavam ou pernoitavam próximo ao cemitério da Igrejinha, local que oferecia condições para um bom descanso, com um capão de mato à margem da estrada geral, sombra e água límpida e farta, que nasce dentro de uma barroca. A essa barroca deram o nome de "Boçoroca", vocábulo guarani que tem o seguinte significado: Boçoroca, Barrocão, sangão fundo, de Iby-Soroc. Iby = terra; rasgão, chão, rasgado, fenômeno que ocorre por efeito das águas em terrenos arenosos. A grafia antiga era Boçoroca. Nos dias atuais a grafia é Bossoroca.

O primeiro nome da localidade foi Igrejinha.

Esta denominação foi protestada por haver outra localidade com o mesmo topônimo.

Theodomiro Viriato Batista, baseado em dicionário tupi-guarani, deu sugestão de dar o nome de "Boçoroca", que significa "Barroca" ou "Terra Fendida".

Em 26 de fevereiro de 1938, foi lançada a pedra fundamental, pelo prefeito municipal de São Luiz Gonzaga, simbolizando a criação de Bossoroca.

Gentílico: bossoroquense

Distrito criado com a denominação de Bossoroca, pela lei municipal nº 123, de 16­08-1952, subordinado ao município de São Luís Gonzaga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Bossoroca permanece no município de São Luís Gonzaga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bossoroca, pela lei estadual nº 5058, de 12-10-1965, desmembrado de São Luís Gonzaga. Sede no antigo distrito de Bossoroca. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-03-1967
Pelo ato adicional nº 8, de 29-03-1966, é criado o distrito de Timbaúva e anexado ao município de Bossoroca.

Pelo decreto-lei nº 9, de 10-03-1967, é criado o distrito de Ivaí e anexado ao município de Bossoroca.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Bossoroca, Ivaí e Timbaúva.

Pela lei municipal nº 533, de 16-11-1984, é criado o distrito de Esquina Piratini e anexado ao município de Bossoroca.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Bossoroca, Esquina Piratini, Ivaí e Timbaúva.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.