Boa Vista Do Cadeado

Rio Grande do Sul

História de Boa Vista Do Cadeado - RS

Boa Vista do Cadeado Rio Grande do Sul - RS

O processo de ocupação do Distrito de Boa Vista do Cadeado começou em 1876. Em 1886 quando João Raimundo Silva e Cândida Prates da Silva adquiriram a sede da fazenda de Maria Tereza Barbosa de Jesus, a mesma usava um enorme e descomunal cadeado em sua porteira.

Tornando-a fazenda do cadeado Bússola aos colonizadores de Dr. Pestana (1870) e Ijuí. Passagem obrigatória desta região denominando inclusive de Serra do Cadeado. Após a morte de seu esposo Manuel Moreira de Barros um dos fundadores de Cruz Alta (1822). Ao vender sua fazenda mudou-se para Lagoa Vermelha, e o casal Gabrielense permaneceu no Grande Cadeado. "Boa Vista", o povoado cresceu em uma bela colina que do alto,enxergava quilômetros de distância a paisagem era digna de uma "boa vista".

Nasce em 1920, Boa Vista do Cadeado. Em 1848 falece João Amaro na Boa Vista e João Raimundo no Cadeado, sem realizarem seu sonho de construir uma escola aos habitantes da vila. Iracema Lopes da Silva, em 1957, com a ajuda de seu genro Rosber Brandão concretiza o sonho construindo a primeira escola estadual em zona rural, "Escola Estadual Dr. João Raymundo".

Historicamente a área territorial da cidade foi fração de terras primitivas do Brasil imperial e Distrito mais antigo das missões. Sua tradição histórica foi marcada por lutas entre colonizadores portugueses e espanhóis, na disputa pelo continente. Sua conquista política na evolução história da expansão territorial portuguesa.

A região dos pampas riograndenses, entre elas, o antigo território indígena aqui constituído, esteve presente em numerosos fatos e situações conflitantes entre portugueses e espanhóis, ainda antes do período colonial e, depois das frentes de expansão e missões religiosas. A despeito de ter sido um divisor de águas para as comunidades indígenas, somente o Tratado de Santo Idelfonso, efetivamente estabeleceu os limites aceitos ao de Madri, firmando com território português a região que hoje é chamada de Boa Vista do Cadeado.

Gentílico: cadeadense

Elevado à categoria de município com a denominação de Boa Vista do Cadeado, pela Lei Estadual nº 10739, de 16-04-1996, desmembrado de Cruz Alta, Ijuí e Augusto Pestana. Sede no antigo Distrito de Cadeado, atual Boa Vista do cadeado. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 01-01-2001.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Em Lei Municipal sob nr. 052/2001 datada de 05-06-2001 Criou os seguintes distritos: BOA VISTA (Sede), CADEADO, FAXINAL, PONTE QUEIMADA, CAPELA, FORMIGUEIRO e RINCÃO DO TIGRE.