Barracão

História de Barracão - RS

Barracão
Rio Grande do Sul - RS

Os tropeiros que vinham da Província de São Paulo, passavam pelo nosso município com o objetivo de fugir do pagamento de impostos no Registro de Santa Vitória. Atravessaram o Rio Uruguai, logo abaixo das confluências do Rio Pelotas e Canoas, por um passo que era conhecido por eles como Passo do Pontão.

Quando o presidente da Província tomou conhecimento que os tropeiros utilizavam esse passo de forma clandestina, em 1848, encarregou o capitão Joaquim Antônio de Moraes Dutra para construir uma obra (um barracão) que serviria de quartel e casa de coletaria.

Inicia-se, então, a colonização de nosso município e este recebe o nome de Barracão.

A coletoria do Pontão localizada em Barracão no período de 1849 a 1856 foi o Registro que mais imposto arrecadou para a Província.

Distrito criado com a denominação de Barracão, pela Lei Provincial n.º 1.646, de 04-01-1988 e Ato Municipal n.º 19, de 16-11-1898, subordinado ao município de Lagoa Vermelha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Barracão, figura no município de Lagoa Vermelha.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barracão, pela Lei Estadual n.º 4.732, de 30-05-1964, desmembrado dos municípios de Lagoa Vermelha e São José do Ouro. Sede no antigo distrito de Barracão. Constituído de 2 distritos: Barracão e Espigão Alto, desmembrado do município de São José do Ouro. Instalado em 07-02-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Barracão e Espigão Alto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.