Arroio Do Tigre

Rio Grande do Sul

História de Arroio Do Tigre - RS

Arroio do Tigre Rio Grande do Sul - RS

Os primeiros dados sobre a história de Arroio do Tigre datam do século IXX, quando Antônio Bento Pereira, subindo a serra, seria, pelo que consta o primeiro morador de Arroio do Tigre, que ergueu juntamente com sua família, um pequeno carijó (espécie de baú feito de varas) para fabricação de erva-mate.

Posteriormente por volta de 1875, chegaram outras famílias, de origem germänica, vindas especialmente de Santa Cruz do Sul, as quais trouxeram animais domésticos para o trabalho da terrra. Por diversas vezes à margem de um arroio foram encontrados mortos, estraçalhados, muitos destes animais domésticos. Um grupo de homens preparou uma tocaia para abater este animal selvagem que já estava causando pânico entre os moradores.

Num determinado dia, à margem deste arroio, límpido e cristalino deram de cara com uma onça pintada, que foi abatida com tiros certeiros, sob os latidos furiosos da cachorrada. Como não eram muito conhecedores dos verdadeiros nomes dos animais, os caçadores julgaram ter matado um TIGRE. Então o Arroio levou o nome do suposto "tigre" que, posteriormente, passou a denominar toda a região circunvizinha. Hoje é a cidade e o município de Arroio do Tigre.

Gentílico: tigrense

Distrito criado com a denominação de Arroio Tigre ex-povoado, pelo ato municipal nº 6, de 18-01-1928, subordinado ao município de Sobradinho.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Arroio Tigre, figura no município de Sobradinho.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o distrito de Arroio Tigre passou denominar-se Arroio do Tigre.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Arroio do Tigre, figura no município de Sobradinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município de com a denominação de Arroio do Tigre, pela lei Estadual nº 4605, de 06-11-1963, desmembrado de Sobradinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal nº 6, de 01-04-1964, são criados os distritos de Coloninha, Estrela Velha, Itaúba e Serrinha e anexados ao município de Arroio do Tigre.

Pela lei municipal nº 119, de 03-05-1968, o distrito de Serrinha passou a denominar-se Progresso.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 5 distritos: Arroio do Tigre, Coloninha, Estrela Velha, Itaúba, Progresso ex-Serrinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pelo decreto municipal nº 1219, de 12-10-1994, é criado o distrito de Sítio ex-localidade e anexado ao município Arroio do Tigre.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 6 distritos: Arroio do Tigre, Coloninha, Estrela Velha, Itaúba, Progresso e Sítio.

Pela lei estadual nº 10664, de 28-12-1995, desmembra do município de Arroio do Tigre os distritos de Estrela Velha e Itaúba, para forma o novo município de Estrela Velha.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 7 distritos: Arroio do Tigre, Coloninha, Linha Ocidental, Vila Progresso, Sítio Alto, Taboãozinho e Taquaral.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.