Arroio Do Padre

História de Arroio Do Padre - RS

A colônia de Arroio do Padre, como muitas outras colônias, surgiu espontaneamente, isto é, não houve, por assim dizer, um ato de fundação.

Inicialmente, pertencia ao município de São Lourenço do Sul; em 1890, foi incorporada ao município de Pelotas, pertencendo à 2ª Zona de Dunas; posteriormente, passou a integrar o distrito de Santa Silvana, como 6º Distrito de Pelotas.

No dia 17 de abril de 1996, a colônia alemã se emancipou, tornando-se município. Em outubro de 2000, a comunidade foi às urnas para eleger os primeiros representantes de Arroio do Padre.

Distrito criado com a denominação de Arroio do Padre pela Lei Municipal nº 1.505, de 17/02/1963, subordinado ao município de Pelotas.

Desmembrado de Pelotas, Arroio do Padre é elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 10.738, de 16/04/1996. O município é instalado em 1º/01/2001, constituído do distrito-sede.

Assim permanece em divisão territorial datada de 2017.