Araricá

Rio Grande do Sul

História de Araricá - RS

As terras onde hoje se encontra o município de Araricá fizeram parte da fazenda Padre Eterno, nome dado à região pelos portugueses em 1777. Compreendiam a área entre o arroio Grande (leste) e o arroio das Pedras, hoje arroio Schmitt, em Campo Bom (oeste); e entre a escarpa do planalto (norte) e o rio dos Sinos (sul). Era uma grande sesmaria que foi alvo de disputa de posseiros durante anos.

Em julho de 1842, Johann Peter Schmitt adquiriu as terras da fazenda Padre Eterno em um leilão. O lado leste, onde hoje se situa Araricá, continuava desocupado e sem documentação. Na encosta do Ferrabraz, entre 1845 e 1860 foram vendidos os primeiros lotes para parentes e compadres de Johann Peter Schmidt, e assim iniciou-se a colonização. Em 1868, Johann Peter Schmidt morreu e, então, Francisco Pedro de Abreu, o Barão do Jacuhy, requereu as terras devolutas restantes mais ao leste. Começou a ocupação central e leste da localidade, com ruas planejadas e lotes definidos.

O nome Araricá tem origem indígena, e significa bebedouro dos papagaios ou mato dos papagaios. A palavra ararica, sem acento, é o nome popular de uma arara (Ara militaris), de cor verde, com penas azuis e vermelhas nas costas, na cauda e na cabeça. Essa espécie pode ser encontrada no México e nos países sul-americanos do oeste, até o norte da Argentina. No Brasil é encontrada nas encostas (arariquara ou ararí-caa, termos indígenas). Anos atrás, era comum encontrar papagaios na região das encostas do morro Ferrabraz: suas vertentes ofereciam água pura e suas árvores serviam de descanso para as aves em migração. A localidade recebeu o nome em 1944.

Distrito criado com a denominação de Estância Velha por Ato Municipal nº 117, de 15/01/1930, subordinado ao município de São Leopoldo.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 7.199, de 31/03/1938, o distrito de Estância Velha passa a chamar-se João Correia.

Pelo Decreto Estadual nº 720, de 29/12/1944, o distrito de João Correia passa a denominar-se Araricá.

Pela Lei Estadual nº 2.529, de 15/12/1954, o distrito de Araricá passa a fazer parte do novo município de Sapiranga.

Desmembrado de Sapiranga e Nova Hartz, Araricá é elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 10.667, de 28/12/1995. O município é instalado em 1º/01/1997, constituído do distrito-sede.

Assim permanece em divisão territorial datada de 2017.