Amaral Ferrador

História de Amaral Ferrador - RS

Amaral Ferrador surgiu de uma sesmaria requerida por Manuel Bueno de Vargas e Desidéria Maria Prates, sua esposa, que procediam de Itu, interior do estado de São Paulo. A sesmaria dos Vargas começava na barra do arroio dos Ladrões, seguindo rio Camaquã acima até a barra do arroio dos Vargas.

Naquela época, contava a província com poucos municípios e a região sul-riograndense era disputada por imigrantes de vários países, principalmente portugueses e castelhanos.

O rio Camaquã era posto avançado da grande fortaleza Jesus, Maria, José, de Rio Pardo. Seus primeiros povoadores vieram, em sua maioria, do estado de São Paulo. A história de Amaral Ferrador começa junto com a de Encruzilhada do Sul, mas só apareceu nos registros a partir de 1816, quando foi criada a paróquia de São José do Patrocínio.

Para a construção da paróquia, a viúva Desidéria Maria Prates doou meia légua de terra. O terreno doado precisou ser balizado por um engenheiro do governo da província, conforme mostra o despacho de 10 de maio de 1823: E.E.M. Remetida ao comandante do Distrito para proceder uma medição exata e judicial, chamando para elas as pessoas mais notáveis do lugar e não lesando a suplicante nas suas terras. A 12 de outubro foi assinada a lista de moradores do então distrito de São José que assistiram a medição dos terrenos para o logradouro da capela São José do Camaquã (os nomes São José, São José do Patrocínio e São José do Camaquã se alternam nos livros, mas todos referem-se ao mesmo local). A lista foi assinada por 24 pessoas.

Antes de consolidar-se como Amaral Ferrador, constam em diversos documentos diferentes nomes para a localidade, como Capela de São José do Camaquã, Freguesia de São José do Patrocínio, Vila de São José do Patrocínio e Abolição. Ainda hoje, não é difícil encontrar, entre os moradores mais antigos, aqueles que se referem à cidade como Capela. O nome Amaral Ferrador foi dado em homenagem ao general José do Amaral Ferrador, valente guerreiro que hoje repousa seu sono de herói farrapo no seio do município.

Distrito criado com a denominação de São José do Patrocínio pela Lei Provincial nº 28, de 02/05/1846, e pelo Ato Municipal nº 15, de 31/05/1897.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São José do Patrocínio figura no município de Encruzilhada.

Pelo Decreto Estadual nº 7.199, de 31/03/1938, o distrito de São José do Patrocínio tem sua denominação simplificada para São José.

Pelo Decreto Estadual nº 7.643, de 28/12/1938, confirmado pelo Decreto Estadual nº 7.842, de 30/06/1939 baixado em virtude de autorização contida no Decreto-Lei Federal nº 1.307, de 31/05/1939 , o distrito de São José passa a denominar-se Patrocínio.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 720, de 29/12/1944, o distrito de Patrocínio passa a denominar-se Abolição e o município de Encruzilhada passa a denominar-se Encruzilhada do Sul.

Pela Lei Municipal nº 47, de 31/12/1949, o distrito de Abolição passa a denominar-se Amaral Ferrador.

Desmembrado de Encruzilhada do Sul e Dom Feliciano, Amaral Ferrador é elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 8.625, de 12/05/1988, alterada pela Lei Estadual nº 8.989, de 11/01/1990. O município é instalado em 1º/01/1989, constituído do distrito-sede.

Assim permanece em divisão territorial datada de 2017.