Alvorada

História de Alvorada - RS

A cidade de Alvorada nasceu como Distrito de Viamão, com a denominação Passo do Feijó, através da lei nº216, de 22 de setembro de 1952. Aprovada pela Câmara, a Lei foi promulgada e sancionada pelo então prefeito de Viamão, Tenente Coronel Ponçalino Cardoso da Silva. Em 17 de setembro de 1965, a Lei Estadual nº5026, garantiu a emancipação política do Passo do Feijó, que passou a chamar-se Alvorada.

O nome sugerido por um integrante da Comissão Pró-Emancipação, teve inspiração em dois fatores: a alvorada do povo, que acorda às primeiras horas da manhã e parte para o trabalho, e o Palácio da Alvorada, o grande destaque na então nova capital do País, Brasília, inaugurada em 1960.

Distrito criado com a denominação de Passo do Feijó (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 216, de 22-09-1952, subordinado ao município de Viamão.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito permanece no município de Viamão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alvorada, pela Lei Estadual n.º 5.026, de 17-09-1965, desmembrado de Viamão. Sede no antigo distrito de Alvorada (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 12-05-1966.

Pela Lei Municipal n.º 36, de 12-12-1969, é criado o distrito de Estância Grande e anexado ao município de Alvorada.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Alvorada e Estância Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.