Almirante Tamandaré Do Sul

História de Almirante Tamandaré Do Sul - RS

Em 1914, os primeiros colonizadores chegaram à localidade, que recebeu o nome de Tamandaré em reconhecimento ao patrono da Marinha de Guerra do Brasil, Joaquim Marques Lisboa. A sugestão foi de um expedicionário da Guerra do Paraguai que participou da medição das áreas onde foi iniciado o loteamento.

A mobilização da comunidade pela emancipação começou em 21 de setembro de 1990, e teve êxito em 16 de abril de 1996, com a publicação no Diário Oficial do Estado da lei que criou o município de Almirante Tamandaré do Sul. Em outubro de 2000, foram eleitos os primeiros prefeito e vice-prefeito: João Domingos Rodrigues da Silva e Edohy Ferreira da Silva, respectivamente.

Distrito criado com a denominação de Tamandaré pelo Ato Municipal nº 431, de 14/07/1926, subordinado ao município de Passo Fundo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Tamandaré figura no município de Carazinho.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 720, de 29/12/1944, o distrito de Tamandaré passa a denominar-se Almirante Tamandaré.

Com a denominação de Almirante Tamandaré do Sul, o distrito é desmembrado de Carazinho e elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 10.737, de 16/04/1996. O município é instalado em 1º/01/2001, constituído do distrito-sede.

Em divisão territorial datada de 2009, o município é constituído de três distritos: Almirante Tamandaré do Sul, Linha Vitória e Rincão do Segredo.

Assim permanece em divisão territorial datada de 2017.