Ji Paraná

Rondônia

História de Ji Paraná - RO

O topônimo do município provém do rio Ji-Paraná, hoje conhecido como Rio Machado.

A região, antes ocupada pelas tribos dos jarus e urupás, iniciou sua povoação, conhecida como Urupá, por volta de 1879, quando nordestinos fugindo da seca se estabeleceram na confluência do Rio Urupá. Em 1909, o Marechal Rondon chegou à embocadura do rio, e construiu uma estação telegráfica, próximo das margens do rio Ji-Paraná.

Com a depreciação da borracha, a região entrou em decadência voltando a se desenvolver com a descoberta de diamantes.

Na década de 1950, Urupá já era conhecida como Vila de Rondônia.

Em 1960, com a construção da BR-29, atual BR-364, e em decorrência do êxodo rural do sul do país, Vila de Rondônia passou a receber aqueles colonos. Foi decisiva a atuação da colonizadora Calama S.A., que adquiriu grande área de terra, antes ocupada por seringais.

Em 1968, o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária - IBRA, atual Instituto Nacional de Reforma Agrária - INCRA, acelerou o fluxo de migrantes vindos do centro-sul. O Projeto de Colonização Ouro Preto, dois anos mais tarde, foi marco do surto desenvolvimentista da região.

Em 1977, com a emancipação política decretada, o município recebeu oficialmente o nome de Ji-Paraná. Em 1981, em conseqüência da elevação do Território de Rondônia a Estado, foram estabelecidos novos limites para o município.

Distrito criado com a denominação de Rondônia, pela Lei n.º 7.470, de 17-04-1945, subordinado ao Porto Velho.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Rondônia, figura no município de Porto Velho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ji-Paraná, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11-10-1977, desmembrado do município de Porto Velho. Sede no atual distrito de Ji-Paraná (ex-Rondônia). Constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici, todos criados pela mesmo Decreto Federal acima citado. Instalado em 21-11-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Ji-Paraná, Ouro Preto e Presidente Médici.

Pela Lei n.º 6.921, de 16-06-1981, desmembra do município de Ji-Paraná os distritos de Presidente Médici e Ouro Preto, elevando-os à categoria de município sendo que Ouro Preto com a denominação de Ouro Preto do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.