Ariquemes

Rondônia

História de Ariquemes - RO

Por volta de 1794, o Vale do Jamari, onde surgiu o núcleo que deu origem ao município de Ariquemes, era conhecido pela abundância de suas especiarias nativas, destacando-se o cacau e o látex. A região habitada por extrativistas e índios possuía vários seringais, principalmente o Seringal Papagaios.

A ocupação do Vale do Jamari ocorreu por volta de 1900, durante o primeiro ciclo da borracha, mas sua ocupação efetiva começou a partir de 1909, com a construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira. Em 1915, essa região foi delimitada pela Resolução nº 735 e denominado 3º Distrito do município de Santo Antônio do Rio Madeira.

Com as altas produções de borracha da Malásia, os seringais amazônicos entraram em decadência. Somente viriam a recuperar-se com o início da Segunda Guerra Mundial. Iniciando um segundo ciclo econômico.

Na região de Ariquemes, durante o primeiro e segundo ciclo da borracha, havia vários seringais em toda a sua extensão. Em 1943, foi criado o Território Federal do Guaporé, e a região passou a fazer parte do município de Porto Velho como Distrito de Ariquemes. Houve um fluxo migratório de nordestinos que se transformaram em seringueiros. Terminada a guerra, diminuiu o interesse pela borracha Amazônica.

Em 1958 com a descoberta da cassiterita, minério de estanho, novos contingentes migratórios ocorreram vindos de diversos pontos do país. Em 1960, foi determinada a abertura e construção da estrada que acabou se tornando o leito da BR-364. Em 1970, foi proibida a lavra manual de garimpagem da cassiterita e Ariquemes passa a ser apenas ponto de parada ao longo da BR-364.

Em 1972, começaram os estudos realizados pelo INCRA nas áreas desapropriadas, que resultaram nos projetos de assentamento Burareiro e Marechal Dutra. A partir de 1975, esses projetos entram em fase de implantação. O crescimento populacional levou à criação de um planejamento urbano para uma ocupação racional e planejada da área. Em 1976, foi iniciada a construção da Nova Ariquemes e a vila passa a ser chamada de Vila Velha.

Pelo Decreto-lei Federal n.º 5.812, de 13-09-1943, regularizado pelo Decreto-lei n.º 5.839, de 21-09-1943, o antigo distrito de Ariquemes e o município Alto Madeira Pertencente ao Estado de Mato Grosso, foi transferido do município de Alto Madeira do território de Guaporé.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Ariquemes, figura no município de Alto Madeira.
Pelo Decreto-lei Federal n.º 7.470, de 17-04-1945, o distrito de Ariquemes, foi transferido do extinto município de Alto Madeira para o município de Porto Velho.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ariquemes, figura no município de Porto Velho.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ariquemes, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11-10-1977, desmembrado do município de Porto Velho, Rondônia e sede no antigo distrito de Ariquemes. Constituído de 4 distritos: Ariquemes, Jaru, Nova Vida e Tabajara, todos criados pelo Decreto Federal acima citado. Instalado em 21-11-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Ariquemes, Jaru, Nova Vida e Tabajara.

Pela Lei 6.921, de 16-06-1981, desmembra do município de Ariquemes o distrito de Jaru. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Municipal n.º 198, de 11-05-1988, o distrito de Tabajara, foi extinto, sendo sua área incorporado o novo município de Machadinho DOeste.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Ariquemes e Nova Vida.

Pela Lei Estadual n.º 374, de 13-02-1992, o distrito de Nova Vida foi extinto, sendo sua área anexada ao novo município de Caculândia.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.