Vila Flor

Rio Grande do Norte

História de Vila Flor - RN

São Miguel de Taipu Paraíba - PB

NÃO EXISTEM informações precisas sobre o núcleo que deu origem à formação do povoado da atual Cidade de São Miguel de Taipu. Com o aparecimento dos portugueses, a região, às margens do rio Paraíba, foi escolhida para o plantio da cana-de-açúcar, na época da monocultura, por reunir condições favoráveis à produção.

Algum tempo depois, foram fundados os engenhos Corredor Maravalha, Oiteiro, Itapuá e outros, sendo o principal o engenho Taipu, onde surgiu o núcleo habitacional que deu origem à Cidade, cuja a construção foi iniciada no dia de São Miguel, 29 de setembro.

Quanto a seus fundadores sabe-se apenas que foram os Lins, os Vieira, os Albuquerque, entre outros. Os registros mais recentes, datam de 1951. A Igreja Matriz de São Miguei foi construída em 1875, pelo então vigário João Antônio Rodrigues.

Gentílico: taipuense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Espírito Santo o distrito de São Miguel de Taipu.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o município do Espírito Santo passou a denominar-se Maguari.

O quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Miguel de Taipu, figura no município de Maguari ex-Espírito Santo.

Pela lei estadual nº 136, de 30-09-1948, o município de Maguari passou a denominar-se Cruz do Espírito Santo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São Miguel de Taipu, figura no município da Cruz do Espírito Santo ex-Maguari.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955
Pela lei estadual nº 2036, de 10-04-1959, o distrito de São Miguel de Taipu, deixa de pertencer do município da Cruz do Espírito Santo para ser anexado ao município de Pilar.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São Miguel de Taipu, figura no município de Pilar.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Miguel de Taipu, pela lei estadual nº 2667, de 22-12-1961, desmembrado de Pilar. Sede no antigo distrito de São Miguel de Taipu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-05-1954.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 2036, de 10-04-1959, transfere o distrito de São Miguel de Taipu do município de Taipu do município de Cruz do Espírito Santo para o de Pilar.