Sítio Novo

Rio Grande do Norte

História de Sítio Novo - RN

Sítio Novo Rio Grande do Norte - RN

As terras da Fazenda Grossos, pertencentes ao Capitão Amaro de Barros Lima em 1787, abrangia a serra de Grossos e situava-se à margem do riacho São Pedro, afluente do rio Potengi.

Nessas terras nasceu uma povoação formada em sua maioria por agricultores tendo à frente o grande incentivador e fundador do povoado de Grossos, o senhor Francisco Ferreira Lima, popularmente conhecido como "Seu Chicó".

Incentivado por Seu Chicó o povoado mudou de nome, passando a ser chamado de Sítio Novo. Em 1913, foi construída uma capela em homenagem a São Francisco de Assis.

No dia 31 de dezembro de 1958, de acordo com a Lei número 2,339, o povoado Sítio Novo foi desmembrado do município de São Tomé e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: sitio-novense

Elevado à categoria de município com a denominação de Sítio Novo, pela lei estadual nº 2339, de 31-12-1958, desmembrado do município de São Tomé. Sede no atual distrito de Sítio Novo expovoado. Constituído distrito sede. Instalada em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 2979, de 08-11-1963, é criado o distrito de Serra da Tapuia e anexado ao município de Sítio Novo.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Sítio Novo e Serra do Tapuia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.