Serra De São Bento

Rio Grande do Norte

História de Serra De São Bento - RN

Serra de São Bento Rio Grande do Norte - RN

Com a instalação de famílias de colonos que vieram para a região atraídos pela boa qualidade das terras, localizadas na aprazível serra do Pires, nasceu o primeiro núcleo de povoamento do município. No final do século XVIII, o núcleo já contava com várias fazendas de gado e grandes lavouras.

Nos meados do século XIX, o Coronel João de Oliveira Mendes foi quem dominou a localidade. Por ser dotado de recursos e muitas terras, gostava de ser tratado com muito respeito e espalhava pavor por causa da sua crueldade. Após seu falecimento, em 1850, o frei Alberto Santa Augusta Cabral fez um apelo à população na tentativa de acalmar os ânimos e pela pacificação, pediu que todos lançassem suas armas numa cova aberta em frente a igreja. como todos atenderam ao apelo do frei, a vala ficou cheia de armas. Contam que noventa e nove anos depois, várias armas forma encontradas, corroídas pela ferrugem.

No ano de 1843, o povoado foi elevado à condição de distrito, do município de Goianinha. Tornou-se município no dia 15 de março de 1868 e ganhou sua primeira escola primária três anos depois, mas logo depois, no dia 12 de março de 1868, voltou à condição de povoado, dessa vez pertencendo ao município de Nova Cruz, que assim permaneceu até 31 de dezembro de 1958, quando através da Lei nº 2.337, desmembrou-se, tornando-se município com o nome de Serra de São Bento.

Gentílico: serra-bentense ou são-betense

Distrito criado com a denominação de Serra de São Bento, pelo decreto-lei estadual nº 603, de 31-10-1938.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Serra de São Bento, figura no município de Nova Cruz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serra de São Bento, pela lei estadual nº 2337, de 31-12-1958, desmembrado de Nova Cruz. Sede no atual distrito de Serra de São Bento expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.