São José Do Seridó

Rio Grande do Norte

História de São José Do Seridó - RN

São José do Seridó Rio Grande do Norte - RN

Inicialmente chamada de povoação da Bonita, numa referência ao famoso poço do mesmo nome e situada à margem direita do rio São José, num vale bastante fértil, nasceu uma localidade voltada para a criação de gado e a produção algodoeira.

O novo núcleo teve como pioneiros e fundadores as históricas figuras de Justino Dantas, Antônio Alves da Costa, Miguel Berto do Melado, Pretinho do Trapiá e Francisco Pedro Dantas.

Em conseqüência do desenvolvimento alcançado na pecuária e na cultura do algodão, a povoação, que passou a se chamar São José da Bonita, foi instalada oficialmente em 4 de novembro de 1917, com realização de uma feira livre realizada pelo presidente da Intendência de Jardim do Seridó Dr. Heráclito Pires Fernandes.

Gentílico: são-joseense

Distrito criado com a denominação de São José do Seridó, pela lei estadual nº 603, de 31-101938, subordinado ao município de Jardim Seridó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São José do Seridó, figura no município de Jardim Seridó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de São José do Seridó, pela lei estadual nº 2793, de 11-05-1962, desmembrado do município de Jardim Seridó. Sede no antigo distrito de São José do Seridó. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.