São Francisco Do Oeste

Rio Grande do Norte

História de São Francisco Do Oeste - RN

São Francisco do Oeste Rio Grande do Norte - RN

A povoação organizada nas terras de Salamandra teve início quando Enéas Filgueira, seu proprietário, doou a Vicente Honorato Barreto, em 1942, uma faixa de terreno para a construção da capela em homenagem a São Francisco de Assis. Com a construção da capela, inaugurada no mesmo ano em missa celebrada pelo padre Carlos Theissen, o povoado de Salamandra começou a tomar forma e a expandir-se. Nessa época de pioneirismo, destaca-se a figura de Raimundo Nonato Leite, popularmente conhecido como Raimundo Marinho, que entregou parte de seu patrimônio para a consolidação de um núcleo populacional nas terras de Salamandra.

Salamandra é um batráquio caudoso, comum na Europa e ignorado no Brasil, que segundo atradição atravessa as chamas de fogo sem se queimar. É desconhecida, porém, a relação do nome com a localidade.

No dia 22 de outubro de 1963, através da Lei número 2.966, Salamandra foi desmembrada de Portalegre, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Quatro anos depois, em 24 de outubro de 1976, pela Lei número 3.522, o município mudou de nome para São Francisco do Oeste, em homenagem ao padroeiro.

Gentílico: ostense

Elevado à categoria de município com a denominação de Salamandra, pela lei estadual nº 2966, de 25-10-1963, desmembrado do município de Porto Alegre. Sede no atual distrito de Salamandra. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estdaul nº 3522, de 24-10-1967, o município de Salamandra passou a denominar-se São Francisco do Oeste.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município já denominado São Francisco do Oeste é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Salamandra para São Francisco do Oeste alterado, pela lei estadual nº 3522, de 24-10-1967.