São Bento Do Norte

Rio Grande do Norte

História de São Bento Do Norte - RN

São Bento do Norte Rio Grande do Norte - RN

Nos idos de 1876, Luiz Cazuza da Silva, popularmente conhecido por Luiz Caboclo, resolveu construir a primeira casa na localidade de Caiçara, chamada por ele posteriormente de São Bento, em virtude da abundância de cobras na área e por ser esse santo considerado o protetor das pessoas picadas pelas cobras. Seis anos depois, em 1882, foi construída a segunda casa em São Bento, por iniciativa de Manoel Galvão, natural de Coroas Limpas, município de Santana do Matos.

Com a Instalação de outras moradias, surgiu a necessidade de uma capela, que foi erguida em terreno doado pelo capitão Gerônimo de Queiróz Castro e por Dona Salustina da Silva. O arruado foi se consolidando, ensejando o aparecimento de um pequeno comércio, tendo à frente o senhor Manoel Martins, considerado o primeiro negociante na localidade.

O povoado já era uma realidade em 1894, de acordo com o reconhecimento feito pelo Dr. Alberto Maranhão, então Secretário do Governo no Rio Grande do Norte.

Mas foi a invasão das dunas soterrando praticamente Caiçara Velha que São Bento experimentou um maior crescimento, com a chegada de muitas famílias vindas da comunidade vizinha.

Em 1918, o povoado ganhou uma agência de correiro e passou a se chamar São Bento do Norte. No ano de 1928, foi incluída entre as comunidades pertencentes ao município de Baixa Verde (hoje João Câmara) sendo elevada pelo Decreto Estadual nº 603 de 31 de outubro de 1938, à categoria de vila. São Bento do Norte foi crescendo gradativamente, sempre com uma economia voltada para a pesca e para o pequeno plantio.

Em 25 de novembro de 1953, através da Lei nº 923, São Bento do Norte desmembrou-se de João Câmara, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: são-bento-nortense

Distrito criado com a denominação de São Bento do Norte, pelo decreto estadual nº 603, de 3110-1938, subordinado ao município de Baixa Verde.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Bento do Norte, figura no município de Baixa Verde.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 899, de 19-11-1953, o município de Baixa Verde passou a denominar-se João Câmara, sendo que o distrito de São Bento do Norte figura no município de João Câmara ex-Baixa Verde.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São Bento do Norte, pela lei estadual nº 923 de 25-11-1953, desmembrado do município de João Câmara. Sede no antigo distrito de São Bento do Norte. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Pela lei estadual nº 2345, de 31-10-1958, é criado o distrito de Pedra Grande ex-povoado e anexado ao município de São Bento do Norte.

Pelo decreto-lei estadual nº 2347, de 31-12-1958, é criado o distrito de Caiçara ex-povoado e anexado ao município de São Bento do Norte.

Pelo decreto-lei estadual nº 2350, de 31-12-1958, é criado o distrito de Galinhos ex-povoado e anexado ao município de São Bento do Norte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: São Bento do Norte, Caiçara, Pedra Grande e Galinhos.

Pela lei estadual nº 2745, de 07-05-1962, desmembra do município São Bento do Norte o distrito de Pedra Grande. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 2838, de 26-03-1963, desmembra do município São Bento do Norte o distrito de Galinhos. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São Bento do Norte e Caiçara. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1993. Pela lei estadual nº 6451, de 16-07-1993, desmembra do município São Bento do Norte o distrito de Caiçara. Elevado à categoria de município com a denominação de Caiçara do Norte. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.