Riacho Da Cruz

Rio Grande do Norte

História de Riacho Da Cruz - RN

Riacho da Cruz Rio Grande do Norte - RN

Era início do século XVIII, quando surgiram as primeiras explorações agrícolas numa área às margens do riacho Forquilha, e por causa de uma cruz fincada na beira do riacho, indicando uma sepultura cristã, surgiu o nome para aquela localidade, o qual permaneceu até hoje Riacho da Cruz.

Em 1717, na área do riacho da Cruz na ribeira do Apodi, os senhores Manoel Rodrigues Taborda, Bento Carneiro, Matias Lima e o Capitão Antônio Barbalho Bezerra, eram os proprietários das quatro sesmarias, ali existentes.

A partir dos trabalhos desenvolvidos por dois pioneiros chamados Teodósio Freire de Amorim e Gregório José Dantas, proprietários de terras na localidade, a povoação começou seu crescimento e ganhou vida de fato. Mas o povoado que vivia de uma economia direcionada unicamente para a agricultura, se desenvolveu de forma muito lenta por muito tempo.

Riacho da Cruz desmembrou-se de Portalegre no dia 9 de maio de 1962, através da Lei nº 2.764, conquistou sua emancipação política e tornou-se um município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: riacho-cruzense

FormaçãoAdministrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Riacho da Cruz, pela lei estadual nº 2764, de 09-05-1962, desmembrado de Portoalegre. Sede no atual distrito de Riacho da Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-02-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.