Messias Targino

Rio Grande do Norte

História de Messias Targino - RN

Messias Targino Rio Grande do Norte - RN

TERRAS calcáreas do Patu, denominadas pelo serrote junco, construído desse material, permitindo a conservação da unidade e produção de juncáceas.

A utilização do calcáreo para fabrico de cal já existia em 1894.

Sabe-se que em 1852 a região, ainda pouco povoada, era mais utilizada para criação de gado, a principal atividade do local. Simples lugar sem maiores destaque em registros oficiais e históricos relativos a mapas, até 1950.

O município foi criado em 1962, com o nome de Junco, desmembrado do município de Patu. Posteriormente, o nome foi mudado para Messias Targino, como homenagem a um ilustre antepassado de uma importante família do município.

Gentílico: messias-targinense

Elevado à categoria de município com a denominação de Junco, pelo decreto estadual nº 2750, de 08-05-1962, desmembrado de Patu. Sede no atual distrito de Junco. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-06-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela lei estadual nº 4103, de 08-11-1972, o município de Junco passou a denominar-se Messias Targino.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Junco para Messias Targino, pela lei estadual nº 4103, de 08-11-1972.