Lagoa Salgada

Rio Grande do Norte

História de Lagoa Salgada - RN

Lagoa Salgada Rio Grande do Norte - RN

CRIADO em 26 de março de 1963. Desmembrado do município de Januário Cicco. Lagoa Salgada, Distrito-Vila de São José Mipibu, em 1953, entre Boa Saúde e Monte Alegre, desde o final do século XVII foi povoada e plantada de roçarias. Decorre da história de São José de Mipibu, significando uma continuidade no esforço rural.

Gentílico: lagoa-salgadense

Distrito criado com a denominação de Lagoa Salgada ex-povoado, com terras desmembrada da do distrito de Boa Saúde, pela lei estadual nº 911, de 24-11-1953, subordinado ao município de São José de Mipibu.

Pela lei estadual nº 996, de 11-12-1953, o distrito de Lagoa Salgada deixa de pertencer ao município de São José de Mapibu para ser anexado ao município de Januário Cicco.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Lagoa Salgada, figura no município de Januário Cicco.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa Salgada, pela lei estadual nº 2747, de 07-05-1962, desmembrado de Januário Cicco. Sede no antigo distrito de Lagoa Salgada. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-06-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 996, de 11-12-1953, transfere o distrito de Lagoa Salgada do município de São José de Mipibu para o de Januário Cicco.