Guamaré

Rio Grande do Norte

História de Guamaré - RN

Guamaré Rio Grande do Norte - RN

O local é conhecido desde 1605, quando por ali passou o Capitão Pero Coelho, acompanhado da mulher, filhos e dos últimos soldados fiéis que haviam abandonado a tentativa de colonizar o Ceará.

Segundo uma lenda, o português João Francisco dos Santos, construiu a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1783, em sinal de reconhecimento, por ter sido salvo, juntamente com a tripulação de seu barco colhido por uma tempestade, e, aportado no localonde se situa a cidade de Guamaré, topônimo que se origina de ÁGUA MARÉ.

Em 1837, os moradores pleitearam, junto à Assembléia Legislativa, a criação da Vila Imperial de Guamaré, mas não foram atendidos. O desenvolvimento da povoação decorreu em função da pesca abundante e das salinas naturais
Gentílico: guamareense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Guamaré, pela lei estadual nº 2744, de 07-05-1962, desmembrado de Macau. Sede no atual distrito de Guamaré ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-08-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.