Coronel João Pessoa

Rio Grande do Norte

História de Coronel João Pessoa - RN

Coronel João Pessoa Rio Grande do Norte - RN

Desmembrado do município de São Miguel, coronel João Pessoa teve sua origem na metade do século XVIII, com o nome de Baixio de Nazaré, situado sobre a serra do Camará ou São Miguel, à margem esquerda do rio São Gonçalo. Zona agrícola, foi povoado por posseiros vindos do Ceará, através da Chapada dp Apodi.

O incentivador da região, João Pessoa de Albuquerque, nascido em São Miguel, coronel da guarda nacional, era chefe político local, agricultor e negociante. Foi presidente da Intendência de 1911 a 1913. Deputado Constituintes de 1915 a 1926, bem assim em outras legislaturas. O topônimo é em sua homenagem.

Gentílico: pessoense

Distrito criado com a denominação de Coronel João Pessoa ex-povoado de Kágados, pela lei estadual nº 52, de 21-12-1953, subordinando ao município de São Miguel.

Em divisão territorial datada de 1-I-1955, o distrito de Coronel João Pessoa, figura no município de São Miguel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Coronel João Pessoa, por lei estadual nº 3005, de 19-12-1963, desmembrado de São Miguel. Sede no antigo distrito de Coronel João Pessoa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.