Ceará Mirim

Rio Grande do Norte

História de Ceará Mirim - RN

Durante quase cento e cinquenta anos, de 1611 a 1760, Natal foi o único município da Capitania do Rio Grande do Norte. Na segunda metade do século XVII, existiam na Capitania cinco povoações, entre as quais se encontrava a de São Miguel do Guagiru, inicialmente habitada pelos índios tupis e cariris. Em 1760 esta povoação foi elevada à vila, com a denominação de Vila Nova de Estremoz, pelo ouvidor Bernardo Coelho da Gania Casco, especialmente comissionado para transformar em vilas todas as povoações que haviam estado
até então sob a direção da Companhia dos Jesuítas, expulsos em 1759.

Estremoz conservou por muitos anos a categoria de vila. Em 16 de julho de 1855 o deputado José Alexandre Seabra de Melo apresentou à Assembléia Provincial um projeto para transferir a sede do município para a povoação da Boca da Mata, que seria elevada a município com a denominação de Briosa Vila do Ceará-Mirim.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Extremoz por Alvará de 06-06-1755, sendo desmembrado de Natal. Sede na povoação de Extremoz. Instalado em 03-05-1760.

Pela Resolução Provincial n.º 321, de 18-08-1855, a sede de Extremoz foi transferida para a povoação de Boca da Mata com a denominação de Ceará-Mirim.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Ceará-Mirim pela Resolução Provincial n.º 837, de 09-06-1882.

Pela Lei Municipal n.º 2, de 30-11-1892, são criados os distritos de Capela, Extremoz e Murú e anexados ao município de Ceará-Mirim.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município é constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Capela, Extremoz e Murú.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.