Carnaúba Dos Dantas

Rio Grande do Norte

História de Carnaúba Dos Dantas - RN

Carnaúba dos Dantas Rio Grande do Norte - RN

Os primitivos habitantes do município de Carnaúba dos Dantas foram os Cariris, índios que dominavam todo o chamado Sertão do Acauã, região compreendida entre as atuais cidades de Currais Novos e Jardim do Seridó.

Os primitivos povoadores brancos de que se tem notícia, foi o tenente Francisco Fernandes de Souza, que residia ali, por volta de 1700. Depois apareceu Caetano Dantas Correira, falecido em 19 de julho de 1797.

Segundo o historiador Luiz da Câmara Cascudo, em seu livro NOMES DA TERRA, a Fazenda Carnaúba, origem da atual cidade, foi fundada por Caetano Dantas Correia, por volta de 1740, oriundo de Pernambuco, com suas boiadas e familiares.

Em 1900, sob a orientação de Antônio Dantas de Maria, descendente de Caetano Dantas foi construída a capela sob invocação de São José em torno de qual se desenvolveu o povoado.

A denominação atual tem origem no fato de haver no local, uma mata de carnaúbas, tendo sido acrescentado o vocábulo DANTAS, em homenagem ao seu fundador efetivo.

Gentílico: carnaubense

Distrito criado com a denominação de Carnaúba, pelo decreto-lei estadual nº 603, de 31-101938, e subordinado ao município de Acari.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Carnaúba, figura no município de Acari.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Carnaúba dos Dantas, pela lei estadual nº 1028, de 11-12-1953, desmembrado de Acari. Sede no atual distrito de Carnaúba dos Dantas ex-Carnaúba. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Carnaúba para Carnaúba dos Dantas, alterado pela lei estadual nº 1028, de 11-12-1953.