Caiçara Do Rio Do Vento

Rio Grande do Norte

História de Caiçara Do Rio Do Vento - RN

Caiçara do Rio do Vento Rio Grande do Norte - RN

Caiçara do Rio do Vento, anteriormente denominado Caiçara, teve como fundadores João Vitorino de Andrade, Manoel Bertoldo da Câmara e os Pires.

Inspirado no exemplo desses abnegados e idealistas cidadões, outros nomes, igualmente imbuídos do amor à terra natal, liderariam o movimento emancipação, Manoel Ribeiro de Lima, Pedro Vitoriano de Andrade, Manoel Antônio Bezerra, Antônio M. de Oliveira e Luiz da Mata Teixeira.

Situado às margens do Rio do Vento, o município teve seu topônimo inspirado na palavra indígena, caiçara, que significa, cerca de proteção às casas dos índios.

Gentílico: caiçarense-do-rio-do-vento

Distrito criado com a denominação de Caiçara do Rio do Vento ex-povoado, pela lei estadual nº 62, de 21-12-1953, subordinado ao município de Lajes.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Caiçara do Rio do Vento, figura no município de Lajes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caiçara do Rio do Vento, pela lei estadual nº 2813, de 19-01-1963, desmembrado de Lajes. Sede no atual distrito de Caiçara do Rio do Vento ex-povoado de Caiçara. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.