Bodó

Rio Grande do Norte

História de Bodó - RN

Bodó Rio Grande do Norte - RN

Seus primeiros habitantes, foram os mineradores que adentraram o sertão a fim de encontrar minérios. Nessa andanças, os mineradores encontraram um poço de água salgada que compararam o sabor da água ao gosto de um peixe chamado Bodó. Logo, toda a localidade circunvizinhança ao poço, ficou conhecida como Bodó.

O povoado começou a ser desenvolver, a partir da exploração de minérios de tungstênio e com
o aumento da atividade de mineração, a população foi recebendo pessoas de várias partes da região e do Estado.

Gentílico: bodoense

Distrito criado com a denominação de Bodó ex-povoado, pela lei estadual nº 2314, de 05-121958, subordinado ao município de Santana do Matos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bodó, figura no município de Santana do Matos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bodó, pela lei estadual nº 6300, de 2606-1992, desmembrado de Santana do Matos. Sede no antigo distrito de Bodó. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.