Rio Grande do Norte

História de Barcelona - RN

Rio Grande do Norte - RN

A Fazenda Salgado, na ribeira do Potengi, que em 1864 possuía pequeno núcleo habitacional, origem do município, somente após a construção de uma Capela, no século atual, iniciou seu desenvolvimento com atividades agrícolas e pastoris.

Alguns de seus antigos proprietários foram os irmãos José Maria e Antônio Felipe, tendo o primeiro erguido a primeira casa, e, seu filho João Maria, construído a Capela.

A designação do povoado de Salgado, denuncia a natureza salina dos terrenos. Foi Félix Gomes de Melo, natural de Currais Novos, lavrador, fazendeiro, político influente e primeiro Prefeito de São Tomé, município ao qual pertencia o povoado, quem propôs a mudança do nome para Barcelona, reminiscência de um seringal com esse nome no Amazonas, pertencente ao seu irmão Felipe Gomes de Melo, onde trabalhara alguns anos.

Na política, Félix Gomes de Melo conseguiu ser o primeiro prefeito de São Tomé, mas suas lembranças da Região Amazônica resistiam ao tempo e ao sucesso, o seringal Barcelona continuava na sua mente. No ano de 1929, obteve a aprovação da Câmara Municipal de São Tomé para a mudança do nome do povoado para Bacelona.

Gentílico: barcelonense

Distrito criado com a denominação de Barcelona, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, criado com terras desmembradas do distrito de São Tomé, subordinado ao Município de São Tomé.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Barcelona, figura no Município de São Tomé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barcelona, pela lei estadual nº 2331, de 17-12-1958, desmembrado de São Tomé. Sede no antigo distrito de Barcelona. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.