Baraúna

Rio Grande do Norte

História de Baraúna - RN

Baraúna Rio Grande do Norte - RN

Seu nome primitivo foi Rancho do Sabiá, denominação posta por tropeiros que, em época distante, faziam de burro, a travessia entre Mossoró/RN Russas/CE. Continuou a ser assim chamada, até 1935, quando a Prefeitura de Mossoró inaugurou o primeiro poço artesiano da regíão, hoje locado no centro da cidade, passando a ser conhecida como Baraúna, localidade onde, com a construção da Capela, Escola e algumas casas, teve início a povoação.

A partir de 1940, desenvolveu-se a indústria madeireira seguida de perto pela agricultura e pecuária, principais colunas de sua estrutura econômica de então.

A febre da indústria madeireira entrou em declínio, mas, a agricultura e a pecuária já haviam adquirido estabilidade, e, no dia 15 de dezembro de 1981, através da Lei Estadual Nº 5.107, foi definitivamente desmembrado de Mossoró, tornando-se autônomo, conservando o nome de Baraúna, que vem de ïbirá-una a madeira preta. Atualmente é um grande produtor de melão melancia, mamão, e manga. E sede de comarca de primeira entrância.

Gentílico: baraunense

Distrito criado com a denominação de Baraúna, pela lei estadual nº 889, de 17-11-1953, subordinado ao município de Mossoró.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito Baraúna figura no município de Mossoró.

Assim permanecendo em divisão territorial datada I-VI-1995. Elevado à categoria de município com a denominação de Baraúna, pela lei estadual nº 5107, de 15-12-1981, desmembrado de Mossoró. Sede no antigo distrito de Baraúna. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.