Areia Branca

Rio Grande do Norte

História de Areia Branca - RN

Areia Branca Rio Grande do Norte - RN

O litoral do Município já era conhecido dos navegantes desde os primórdios do descobrimento do continente americano. Porto Seguro afirma ter havido desembarque e consequente exploração do rio Apodi, em fins de 1499. Gabriel Soares, no seu "Tratado Descritivo do Brasil em 1587", descreve as costas de Areia Branca. A propriedade mais antiga de que se tem notícia nessas terras e a do coronel Gonçalo da Costa Faleiro, que, "a 5 de julho de 1708, é senhor de tres léguas de comprimento e uma de largura, a começar no morro de Tibau, pela cota do mar para o lado do sul, até onde acabasse". Acredita-se que o primeiro morador foi Francisco Gomes da Silva, na época da guerra com o Paraguai (1864-1870), e que a povoação de Areia Branca teve início em 1870, quando João Francisco de Borja (Joca Soares) se estabeleceu ali. como comerciante. Logo depois Joca Soares juntamente com Joaquim Nogueira da Costa (seu cunhado) exploraram a primeira salina (1878), no local denominado Serra Vermelha.

Existe no município um porto em alto mar aproximadamente 10 km da costa, onde predomina o embarque de sal marinho.

É sede de comarca de segunda entrancia, com 02 termos: Grossos e Tibau.

Gentílico: areia-branquense

Elevado à categoria de vila com a denominação de Areia Branca, pelo decreto estadual nº 10 de 16-02-1892, desmembrado de Mossoró. Instalado em 31-03-1892.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 2 distritos: Areia Branca e Grossos.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Areia Branca e por lei estadual nº 656, de 22-10-1927.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituída do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual n.º 603, de 31-10-1938, são criados os distritos de Grossos e Tibau e anexados ao município de Areia Branca.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Areia Branca, Grossos e Tibau.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual n.º 1025, de 11-12-1953, desmembra do município de Areia Branca os distritos de Grossos e Tibau, para formar o novo município de Grossos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Atualmente Grossos e Tibau são municípios.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.