Antônio Martins

Rio Grande do Norte

História de Antônio Martins - RN

Antônio Martins Rio Grande do Norte - RN

O início do povoamento data do final do século XIX, com o nome de Boa Esperança, teve como incentivador Justino Ferreira de Souza, que ergueu a primeira morada, o cemitério e iniciou a construção da Capela de Santo Antônio.

A região progrediu, ampliando-se o número de residências e em 1943, passou a ser chamda de Demétrio Lemos, em homenagem ao Coronel Demétrio do Rego Lemos, natural de Martins, que entre outros benefeitorias, contruiu com seus próprios recursos a rodovia 13 de maio com extensão de 6 km.

Quando da criação do município, teve o nome, mudado para Antônio Martins, homenagem ao médico e político local que, como Deputado, defendeu vários projetos para a zona oeste do Estado.

Gentílico: Antônio-martinense

Distrito criado com a denominação de Boa Esperança, pelo decreto nº 603, de 31-10-1938, e anexado ao município de Martins.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Boa Esperança, figura no município de Martins.

Pelo decreto-lei estadual n.º 268, de 30-12-1943, o distrito de Boa Esperança passou a denominar-se Demétrio Lemos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Demétrio Lemos ex-Boa Esperança, figura no município de Martins.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Antônio Martins, pela lei estadual nº 2754, de 08-05-1963, desmembrado de Martins. Sede no atual distrito de Antônio Martins ex-Demétrio. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
Boa Esperança para Demétrio Lemos alterado, pela lei estadual nº 268, de 30-12-1943. Demétrio Lemos para Antônio Martins alterado, pela lei estadual nº 2754, de 08-05-1963.