Alto Do Rodrigues

Rio Grande do Norte

História de Alto Do Rodrigues - RN

Alto do Rodrigues Rio Grande do Norte - RN

O município de Alto do Rodrigues, teve sua origem numa fazenda de gado pertencentes ao Capitão Rodrigues Ferreira, Chefe Político que exercia a sua influência em Macau, nos fins do século
XIX.

Em torno da fazenda foram-se aglomerando lavradores, que plantavam algodão, colhiam cera de carnaúba e exploravam culturas de subsistência. A localidade teve um lento desenvolvimento, e, somente a partir de 1942, com a construção da Escola, é que passou a ser considerada povoado do município de Pendências.

O topônimo deve-se ao fato da casa grande, da fazenda do Capitão Rodrigues, situar-se numa elevação do terreno, à margem direita do Rio Açu, que os moradores passaram a chamar o Alto Rodrigues.

Gentílico: alto-rodriguense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alto do Rodrigues, pela lei estadual nº 2859, de 28-03-1963, desmembrado de Pendências ex-Independência. Sede no atual distrito de Alto do Rodrigues ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.