Acari

Rio Grande do Norte

História de Acari - RN

Acari Rio Grande do Norte -RN

O TERRITÓRIO do Município era habitado pelos índios cariris, que para ali se deslocaram em virtude das perseguições movidas pelos colonizadores da Paraíba, em fins do século XVII.

Em 1737, o fundador do povoado onde está localizada a Cidade, Sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, obteve permissão do Bispo de Olinda para erguer a capela, consagrada a Nossa Senhora da Guia.

O escritor José Augusto registra que o povoamento da região do Seridó começou no final do século XVIII, durante a "guerra dos Bárbaros", culminando com o afastamento dos índios habitantes das margens do rio Açu. Assim, chegaram à localidade seus primeiros desbravadores, vindos de Pernambuco e da Paraíba.

Segundo o historiador Câmara Cascudo, o topônimo do Município originou-se dos acaris, peixes de escamas ásperas e carne branca, cujo habitat era o poço do Felipe". O poço era suprido pelo rio Acauã, que o mantinha abastecido de água suficiente para a sobrevivência dos peixes.

Gentílico: acariense

Distrito criado com a denominação de Acari, pela lei provincial nº 15, de 13-03-1835. Elevado à categoria de vila com a denominação de Acari, pela resolução do conselho do governo, de 11-04-1833, desmembra de Príncipe (mais tarde Caicó) Instalada em 18-03-1835. Elevado à condição de cidade com a denominação de Acari, pela lei estadual nº 119, de 15-08
1898. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto estadual n.º 603, de 31-10-1938, são criados os distritos de Carnaúba e Cruzeta e
anexado ao município de Acari. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3
distritos: Acari, Carnaúba e Cruzeta. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1950. Pela lei estadual n.º 915, de 24-11-1953, desmembra do município de Acari o distrito de
Cruzeta. Pela lei estadual n.º 1028, de 11-12-1953, desmembra do município de Acari o distrito de
Carnaúba. Elevado à categoria de município com a denominação de Carnaúba dos Dantas. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.